António Costa deverá viajar ainda durante a noite desta sexta-feira para Kiev. Sabe-se apenas que terá um encontro marcado com Volodymyr Zelensky para discutir o apoio de Portugal à Ucrânia.
Esta é uma viagem que está a ser preparada com “muito secretismo”, por “razões de segurança”, como explicam os enviados da SIC em Kiev, Bruno de Castro Ferreira e Rafael Homem.
A equipa da SIC esteve durante a manhã desta sexta-feira com o vice-chefe de gabinete do Presidente da Ucrânia que confirmou a visita de António Costa.
“Será a primeira visita do vosso primeiro-ministro à Ucrânia. Será a primeira visita em mais de 30 anos desde que a Ucrânia se tornou independente. É um facto muito importante e muito simbólico e também um grande desafio”, disse Ihor Zhovkva, vice-chefe do gabinete de Zelensky, em entrevista exclusiva à SIC.
O Presidente ucraniano, “sem dúvida, vai agradecer” a António Costa todo o apoio que Portugal já deu à Ucrânia, acrescentou Zhovkva. Zelensky vai ainda pedir que apoie a entrada do país na União Europeia.
Saiba mais
- Ministros do Conselho da Europa querem nova cimeira com o escalar da guerra na Ucrânia
- Chefe da diplomacia europeia apela à implementação de “corredores solidários” para escoamento de produtos agrícolas ucranianos
- Zelensky eleito pessoa mais influente do ano pelos leitores da TIME
- António Costa visita o maior centro de refugiados em Varsóvia e explica como Portugal vai ajudar