Guerra Rússia-Ucrânia

“#ArmUkraineNow”: o convite de Zelensky a quem está nas redes sociais

O Presidente da Ucrânia lançou um desafio nas redes sociais e para quem anda por lá.

“#ArmUkraineNow”: o convite de Zelensky a quem está nas redes sociais

O objetivo desta campanha, diz o Presidente ucraniano, é apelar aos governos e respetivos líderes políticos para que enviem armas para a Ucrânia. Através das redes sociais, Zelensky convida quem anda por lá a juntar-se à campanha #ArmUkraineNow e explica como funciona.

Num momento da guerra, em que as tropas russas parecem estar a ganhar terreno, o Presidente ucraniano lançou um apelo nas redes sociais: “Juntem-se à campanha #ArmUkraineNow”.

Zelensky explica como funciona. “Partilha uma fotografia com a hashtag #ArmUkraineNow“, depois sugere que façam um apelo aos governos para enviarem armas pesadas para a Ucrânia. Por último, o Presidente ucraniano pede que “três amigos” sejam identificados na publicação e convidados a fazer o mesmo.

“Mantenham-se ao lado do povo ucraniano”, conclui Zelensky.

Um desafio lançado pelo Presidente da Ucrânia na véspera de discursar, por videoconferência, na Assembleia da República. O PCP anunciou, esta quarta-feira, que não marcará presença na sessão solene por não querer “dar palco” a alguém que “personifica um poder xenófobo e belicista”, justificou a líder do grupo parlamentar.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito superior. Mais de 11 milhões de pessoas estão deslocadas, entre as quais mais de cinco milhões em países vizinhos.

A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas contra Moscovo.

Veja também

Acompanhe a situação na Ucrânia

Saiba mais