A ex-mulher descreve Putin como um “pai carinhoso”, mas discreto quanto à sua vida pessoal. Tão discreto que nunca chegou a revelar publicamente a paternidade de Maria e Katerina. Quando questionado sobre a família, Putin sempre se recusou a falar sobre casamento, amantes e as duas filhas.
As identidades das filhas, Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, foram mantidas em segredo durante alguns anos. Agora já é possível reconhecê-las, após os EUA anunciarem sanções às filhas adultas de Vladimir Putin.
QUEM SÃO AS FILHAS (OFICIAIS) DE PUTIN?
Oficialmente, o homem forte da Rússia tem duas filhas, Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, fruto do casamento com Lyudmila Putina, que era hospedeira da Aeroflot. Em 2013, Vladimir e Lyudmila divorciaram-se. Putin foi o primeiro líder russo a fazê-lo desde Pedro, o Grande, em 1698.
Segundo o The Guardian, Putin nunca tinha falado sobre as filhas até 2015, numa conferência de imprensa, quando questionado sobre o paradeiro de Maria e Katerina.
“Elas vivem na Rússia. Sempre foram educadas na Rússia. Sinto-me orgulhoso delas; continuam a estudar e estão a trabalhar”, afirmou. “As minhas filhas falam três línguas europeias fluentemente. Nunca discuto sobre a minha família com ninguém”.
A educação das filhas “fora dos holofotes”, incrementada por Putin, fez com que as filhas prosseguissem com as suas vidas e criassem as suas próprias carreiras.
O Presidente russo garantiu que as filhas não estavam envolvidas em negócios, nem política e que “cada pessoa tem direito ao seu destino, a viver a própria vida e a fazê-lo com dignidade”.
KATERINA TIKHONOVA: DANÇARINA, EMPRESÁRIA E MULTIMILIONÁRIA
Nascida em solo alemão, na cidade de Dresden, Katerina Tikhonova tem 35 anos e é a filha mais nova de Putin. Na altura, Vladimir era apenas um espião da KGB.
Katerina, que optou por usar o apelido da avó materna, estudou na Universidade Estatal de São Petersburgo e na Universidade Estatal de Moscovo e dispõe de um mestrado em Física e Matemática.
Apaixonada por dança, decidiu fazer disso carreira quando era mais nova, tendo participado em diversas competições. Em 2012, ela e o seu parceiro conseguiram chegar ao quinto lugar nos campeonatos mundiais da categoria, na Suíça.
No ano seguinte, casou-se em segredo com o multimilionário Kirill Shamalov, filho mais novo de Nikolai Shamalov, um conselheiro próximo de Putin e co-proprietário do Banco Rossiya. O Governo norte-americano teria descrito este banco como o “banco pessoal” dos altos funcionários do Kremlin.
Kirill Shamalov foi nomeado conselheiro jurídico principal da Gazprom para a atividade económica estrangeira em 2002, com apenas 20 anos.
Ora, dois anos após o casamento, o esposo de Katerina integrou a lista dos jovens mais ricos da Rússia da revista Forbes.
Em 2015, a Reuters divulgou uma investigação sobre o património do casal:
- participações empresariais no valor de perto de 2 mil milhões de euros;
- luxuosa vivenda à beira-mar avaliada em mais de mais de 4,8 milhões de euros em Biarritz, em França.
Cinco anos depois, a filha de Putin divorciou-se de Kirill. Atualmente, Katerina é vice-diretora do Instituto de Pesquisa Matemática de Sistemas Complexos da Universidade Estatal de Moscovo, que está à tutela do Ministério da Ciência russo.
Na sequência da invasão russa à Ucrânia, dois ativistas russos foram presos por ocuparem uma vila de luxo em Biarritz, espalhando bandeiras ucranianas pela propriedade.
French activist breaks into Putin's daughter's tacky villa in Biarritz, France, changes the locks and announces that it will now be used to house Ukrainian refugees instead. pic.twitter.com/M72jtKVfQ2
— Visegrád 24 (@visegrad24) March 14, 2022
A última vez que apareceu em público foi no ano passado, durante uma videoconferência no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo.
MARIA VORONTSOVA: CIENTISTA, DEFENSORA DAS IDEIAS DO PAI E MULTIMILIONÁRIA
Maria Vorontsova é mais velha que Katerina com apenas um ano de diferença. O percurso da primogénita de Putin é promissor.
Estudou Biologia e frequentou a Faculdade de Medicina em Moscovo e conseguiu doutorar-se em Endocrinologia (especialidade que estuda o funcionamento das hormonas no organismo humano). É pediatra e endocrinologista.
Atualmente é investigadora na faculdade onde terminou o percurso académico e enveredou pelo caminho da inteligência artificial. Porém, o seu projeto enfrenta momentos conturbados. Com a invasão das tropas russas à Ucrânia, Maria foi obrigada a abandonar o projeto empreendedor, “uma clínica de elite para estrangeiros super ricos na Rússia.”
Em 2019, Maria Vorontsova, que vive numa penthouse à frente da embaixada dos EUA em Moscovo, desde 2015, deu uma entrevista a um canal estatal russo, revelando planos para um empreendimento médico de mais de 600 milhões de euros destinadas a ajudar a curar o cancro.
Maria casou-se com um empresário holandês, Jorrit Faassen e chegou a residir numa mansão perto de Haia, nos Países Baixos. Em tempos, o empresário Faassen trabalhou na gigante estatal russa de energia de Gazprom.
Há informações de que, desde a invasão russa à Ucrânia, Maria apoia as decisões do pai e admite ter dúvidas sobre os relatórios internacionais que cobrem a guerra.
DE EMPREGADA DE LIMPEZA A MILIONÁRIA RUSSA: A AMANTE DE PUTIN
Especula-se que Putin tenha uma outra filha, bastarda, fruto de um caso com Svetlana Krivonogikh, uma russa que alegadamente trabalhou como empregada de limpeza.
A investigação Pandora Papers revelou que a amante de Putin, de 46 anos, tornou-se proprietária de um apartamento no Mónaco através de uma empresa offshore, que terá sido criada semanas após ter dado à luz Luzia, que nasceu em 2003.
O Kremlin rejeitou a sugestão de que Luiza é filha do Presidente.