Guerra Rússia-Ucrânia

As vidas secretas das filhas de Vladimir Putin: as multimilionárias de Moscovo

O Presidente russo nunca assumiu a paternidade de Maria e Katerina em público e mantém a vida pessoal em segredo.

As vidas secretas das filhas de Vladimir Putin: as multimilionárias de Moscovo

A ex-mulher descreve Putin como um “pai carinhoso”, mas discreto quanto à sua vida pessoal. Tão discreto que nunca chegou a revelar publicamente a paternidade de Maria e Katerina. Quando questionado sobre a família, Putin sempre se recusou a falar sobre casamento, amantes e as duas filhas.

As identidades das filhas, Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, foram mantidas em segredo durante alguns anos. Agora já é possível reconhecê-las, após os EUA anunciarem sanções às filhas adultas de Vladimir Putin.

QUEM SÃO AS FILHAS (OFICIAIS) DE PUTIN?

Oficialmente, o homem forte da Rússia tem duas filhas, Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, fruto do casamento com Lyudmila Putina, que era hospedeira da Aeroflot. Em 2013, Vladimir e Lyudmila divorciaram-se. Putin foi o primeiro líder russo a fazê-lo desde Pedro, o Grande, em 1698.

Segundo o The Guardian, Putin nunca tinha falado sobre as filhas até 2015, numa conferência de imprensa, quando questionado sobre o paradeiro de Maria e Katerina.

“Elas vivem na Rússia. Sempre foram educadas na Rússia. Sinto-me orgulhoso delas; continuam a estudar e estão a trabalhar”, afirmou. “As minhas filhas falam três línguas europeias fluentemente. Nunca discuto sobre a minha família com ninguém”.

A educação das filhas “fora dos holofotes”, incrementada por Putin, fez com que as filhas prosseguissem com as suas vidas e criassem as suas próprias carreiras.

O Presidente russo garantiu que as filhas não estavam envolvidas em negócios, nem política e que “cada pessoa tem direito ao seu destino, a viver a própria vida e a fazê-lo com dignidade”.

KATERINA TIKHONOVA: DANÇARINA, EMPRESÁRIA E MULTIMILIONÁRIA

Nascida em solo alemão, na cidade de Dresden, Katerina Tikhonova tem 35 anos e é a filha mais nova de Putin. Na altura, Vladimir era apenas um espião da KGB.

Katerina, que optou por usar o apelido da avó materna, estudou na Universidade Estatal de São Petersburgo e na Universidade Estatal de Moscovo e dispõe de um mestrado em Física e Matemática.

Apaixonada por dança, decidiu fazer disso carreira quando era mais nova, tendo participado em diversas competições. Em 2012, ela e o seu parceiro conseguiram chegar ao quinto lugar nos campeonatos mundiais da categoria, na Suíça.

No ano seguinte, casou-se em segredo com o multimilionário Kirill Shamalov, filho mais novo de Nikolai Shamalov, um conselheiro próximo de Putin e co-proprietário do Banco Rossiya. O Governo norte-americano teria descrito este banco como o “banco pessoal” dos altos funcionários do Kremlin.

Kirill Shamalov foi nomeado conselheiro jurídico principal da Gazprom para a atividade económica estrangeira em 2002, com apenas 20 anos.

Ora, dois anos após o casamento, o esposo de Katerina integrou a lista dos jovens mais ricos da Rússia da revista Forbes.

Em 2015, a Reuters divulgou uma investigação sobre o património do casal:

  • participações empresariais no valor de perto de 2 mil milhões de euros;
  • luxuosa vivenda à beira-mar avaliada em mais de mais de 4,8 milhões de euros em Biarritz, em França.

Cinco anos depois, a filha de Putin divorciou-se de Kirill. Atualmente, Katerina é vice-diretora do Instituto de Pesquisa Matemática de Sistemas Complexos da Universidade Estatal de Moscovo, que está à tutela do Ministério da Ciência russo.

Na sequência da invasão russa à Ucrânia, dois ativistas russos foram presos por ocuparem uma vila de luxo em Biarritz, espalhando bandeiras ucranianas pela propriedade.

A última vez que apareceu em público foi no ano passado, durante uma videoconferência no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo.

MARIA VORONTSOVA: CIENTISTA, DEFENSORA DAS IDEIAS DO PAI E MULTIMILIONÁRIA

Maria Vorontsova é mais velha que Katerina com apenas um ano de diferença. O percurso da primogénita de Putin é promissor.

Estudou Biologia e frequentou a Faculdade de Medicina em Moscovo e conseguiu doutorar-se em Endocrinologia (especialidade que estuda o funcionamento das hormonas no organismo humano). É pediatra e endocrinologista.

Atualmente é investigadora na faculdade onde terminou o percurso académico e enveredou pelo caminho da inteligência artificial. Porém, o seu projeto enfrenta momentos conturbados. Com a invasão das tropas russas à Ucrânia, Maria foi obrigada a abandonar o projeto empreendedor, “uma clínica de elite para estrangeiros super ricos na Rússia.”

Em 2019, Maria Vorontsova, que vive numa penthouse à frente da embaixada dos EUA em Moscovo, desde 2015, deu uma entrevista a um canal estatal russo, revelando planos para um empreendimento médico de mais de 600 milhões de euros destinadas a ajudar a curar o cancro.

Maria casou-se com um empresário holandês, Jorrit Faassen e chegou a residir numa mansão perto de Haia, nos Países Baixos. Em tempos, o empresário Faassen trabalhou na gigante estatal russa de energia de Gazprom.

Há informações de que, desde a invasão russa à Ucrânia, Maria apoia as decisões do pai e admite ter dúvidas sobre os relatórios internacionais que cobrem a guerra.

DE EMPREGADA DE LIMPEZA A MILIONÁRIA RUSSA: A AMANTE DE PUTIN

Especula-se que Putin tenha uma outra filha, bastarda, fruto de um caso com Svetlana Krivonogikh, uma russa que alegadamente trabalhou como empregada de limpeza.

A investigação Pandora Papers revelou que a amante de Putin, de 46 anos, tornou-se proprietária de um apartamento no Mónaco através de uma empresa offshore, que terá sido criada semanas após ter dado à luz Luzia, que nasceu em 2003.

O Kremlin rejeitou a sugestão de que Luiza é filha do Presidente.

SAIBA MAIS