As sirenes de ataque aéreo voltaram a soar na madrugada desta segunda-feira em várias cidades ucranianas e foram noticiadas explosões em Lutsk, Rivne, Kharkiv, Jitomir e na capital, Kiev.
A administração militar de Volyn informou que mísseis russos atingiram um depósito de petróleo, segundo o “The Kiev Independent”.
“Mais uma vez, ataques com mísseis em Lutsk, Kharkiv, Jitomir e Rivne. Mais um dia, mais ataques. Mariupol sob bombardeamento. Os russos já não têm língua, humanismo, civilização. Apenas foguetes e bombas”, escreveu o conselheiro presidencial ucraniano Mikhailo Podoliak na rede social Twitter.
Again total missile strikes at 🇺🇦. Lutsk, Kharkiv, Zhytomyr, Rivne. Every day more & more rockets. Mariupol under carpet bombing. 🇷🇺 no longer has a language, humanism, civilization. Only rockets, bombs & attempts to wipe 🇺🇦 off the face of the earth. Does Europe really like it?
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) March 27, 2022
Esta segunda-feira prosseguem as negociações entre Rússia e Ucrânia. Até quarta-feira, as conversas de paz acontecem em Istambul, na Turquia.
O Presidente ucraniano assegurou no domingo que a questão da “neutralidade” da Ucrânia, um dos pontos centrais das negociações com a Rússia para terminar o conflito, está a ser “estudada em profundidade”. Zelensky já admitiu que será “impossível” retirar por completo as tropas russas e diz estar disposto a chegar a um compromisso, principalmente sobre a região do Donbass.