Dezenas de milhares de habitantes de Kharkiv, no leste da Ucrânia, está sem gás devido a um míssil russo. A cidade mantém-se sob bombardeamentos, tal como acontece nos arredores de Kiev. Em Chernihiv foi destruída uma ala oncológica do hospital.
Apesar do anúncio de retirada, as forças russas tentam agora rodear Chernihiv. O autarca da cidade acusa Moscovo de ter destruído uma ala oncológica do hospital da cidade.
Entretanto, o exército russo já deixou a Hostomel. No aeroporto, localizado a 50 quilómetros noroeste de Kiev, veem-se os efeitos dos ataques. No hangar jazem os destroços do maior avião do mundo – o Antonov-225, também conhecido como Mriya, que significa sonho. Recuperá-lo pode custar mais de três mil milhões de euros.
Na localidade de Saltivka há mais de 34 mil pessoas sem acesso a gás. Uma conduta foi atingida por mais um projétil russo que arrasou o comércio da região, incluindo lojas de comida. Outros três mísseis atingiram vários apartamentos.
Em Kharkiv, a entreajuda e resistência são das poucas coisas que se mantêm. Apesar dos perigos constantes de novos disparos, os moradores da segunda maior cidade da Ucrânia juntaram-se aos serviços municipais para limpar destroços e edifícios residenciais. Há um mês, um grande ataque matou oito pessoas.
Casas civis destruídas, arruamentos intransitáveis, blocos de apartamentos com estruturas comprometidas são as imagens que hoje em dia marcam a Ucrânia. Pelo meio, dezenas de veículos militares russos surgem destruídos ou abandonados.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Moscovo aponta segundo ataque ucraniano em solo russo
- Kiev não confirma nem desmente ataque a depósito de combustível na cidade russa de Belgorod
- Retirada de civis de Mariupol suspensa por falta de condições seguras
- UE deplora “contra-sanções” russas dirigidas a funcionários europeus
- Explosões perto dos repórteres da SIC nos arredores de Kiev
- Guerra na Ucrânia: ceticismo sobre as intenções de paz russas
- Mykolaiv, o último escudo de Odessa: o receio de as tropas russas passarem Kherson em direção a sul