As autoridades pró-russas vão pedir ao Presidente russo, Vladimir Putin, que anexe a região ucraniana de Kherson à Rússia, anunciou esta quarta-feira um representante das autoridades instaladas por Moscovo, citado pela agência oficial russa RIA Novosti.
“Será feito um pedido [ao Presidente russo] para integrar a região de Kherson como uma província de pleno direito da federação russa”, afirmou o diretor adjunto da administração militar-civil da Federação Russa, Kirill Stremoussov, em declarações feitas a agências de notícias russas.
A região de Kherson foi conquistada pelo exército russo durante a ofensiva lançada em fevereiro por Moscovo contra a Ucrânia.
Stremoussov descartou a hipótese de realizar um referendo sobre a criação de uma república popular, à semelhança das autoproclamadas repúblicas de Lugansk e Donetsk, reconhecidas pela Rússia como estados independentes três dias antes do início da campanha militar na Ucrânia. E acrescentou também que, até ao final do ano, a região planeia “adotar por completo a legislação da Federação Russa”.
O responsável já tinha anunciado, no final de abril, que Kherson, ocupada e controlada por tropas russas, iria começar a usar rublos em maio, afastando a possibilidade de a região voltar a ser controlada pela Ucrânia.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais
- Periferia de Kharkiv fortemente bombardeada mas exército russo está a recuar
- Mais de 10 mil pessoas em Mariupol podem adoecer e morrer devido às más condições
- Guerra na Ucrânia: batalhão de Azov divulga imagens de militares feridos em Azovstal
- Estado norte-americano de Maryland envia material médico e militar para Odessa