A Alemanha criticou esta quarta-feira o anúncio feito pelo Presidente russo, Vladimir Putin, de que Moscovo deixará de aceitar pagamentos em dólares ou euros pelo fornecimento de gás à União Europeia, classificando-o como uma “rutura de contrato”.
Tal exigência “constitui uma rutura de contrato”, declarou o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, numa conferência de imprensa em Berlim.
“Vamos agora discutir com os nossos parceiros europeus sobre a forma de responder a esta exigência”, acrescentou.
Putin quer exigir pagamento de gás em rublos aos países “hostis”
Putin anunciou esta quarta-feira que a Rússia não aceitará mais pagamentos em dólares ou euros pelo fornecimento de gás à UE, dando uma semana às autoridades russas para organizarem o novo sistema em rublos.
O Presidente russo explicou que se tratava de uma reação ao congelamento de bens da Rússia no Ocidente por causa da sua ofensiva na Ucrânia.
A Alemanha está particularmente dependente do gás russo, que representa cerca de 55% das suas importações de gás.
E, apesar da invasão da Ucrânia por Moscovo, o gás russo continua a fluir em direção à UE, que se recusa a impor um embargo, como fizeram os Estados Unidos e o Reino Unido.
Berlim tenta reduzir a sua dependência do gás russo
Berlim está, contudo, a tentar reduzir rapidamente a sua dependência obtendo outros fornecedores.
O Governo alemão irá, em particular, acelerar a construção de terminais de gás natural liquefeito (GNL) com vista à importação do mesmo.
Além disso, a Alemanha acabou de assinar um acordo com o Qatar, grande exportador de GNL, para um “abastecimento a longo prazo”, numa visita de Habeck a esse país do Golfo Pérsico no passado fim de semana.
Saiba mais:
- Vladimir Putin quer exigir pagamento de gás em rublos aos países “hostis”
- Conselheiro de Putin demite-se por discordar da guerra na Ucrânia
- Guerra na Ucrânia: EUA confirmam que exército russo cometeu “crimes de guerra”, líderes da NATO vão reunir-se sob “pressão”
- Envio de forças da NATO provocará “confrontos diretos” com a Rússia, avisa Lavrov