O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, visitou este sábado de surpresa Kiev, a capital ucraniana, onde se encontrou com o Presidente Zelensky, depois de nos últimos dias a presidente da Comissão Europeia e o chanceler austríaco terem feito o mesmo.
Boris Johnson é o primeiro líder de um país do G7, que reúne as maiores economias mundiais, a visitar a Ucrânia desde o início da invasão russa.
Zelensky aproveitou a visita do primeiro-ministro britânico para pedir à comunidade internacional mais sanções à Rússia e sublinhou a coragem do povo ucraniano num dos momentos mais difíceis para o país. Uma coragem que uniu o mundo democrático.
Entretanto, nas redes sociais, Boris Johnson anunciou que o Reino Unido entregará a Kiev 120 veículos blindados e sistemas de mísseis antinavio e antitanque.
A ajuda financeira, ainda sujeita à aprovação do Parlamento britânico, pretende “continuar a manter os serviços humanitários vitais em funcionamento”, segundo um comunicado do Governo do Reino Unido.
SAIBA MAIS
- Ucrânia: Boris Johnson foi a Kiev encontrar-se com Zelensky em visita surpresa
- Imagens de Bucha não estão longe de um genocídio, diz Boris Johnson
- Guerra na Ucrânia: Boris Johnson divulga vídeo em russo sobre “atrocidades” em Bucha
- Boris Johnson avisa que “Putin não é de confiança”
- “Trabalhamos com aliados para acelerar ajuda letal à Ucrânia”, reforça Boris Johnson