Guerra Rússia-Ucrânia

Catarina Martins defende cancelamento da dívida internacional da Ucrânia

O projeto de resolução com a recomendação ao Governo será entregue pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República.

Catarina Martins defende cancelamento da dívida internacional da Ucrânia

Catarina Martins pede a Governo português que defenda, nos fóruns internacionais, o cancelamento da dívida internacional da Ucrânia. Numa publicação feita no Twitter, a coordenadora do Bloco de Esquerda afirma que este “é um dos passos fundamentais dessa solidariedade internacional”.

“A Rússia está a destruir a Ucrânia, apostando torná-la um Estado inviável. Combater a guerra e solidário exige também defender a economia ucraniana e a sua capacidade soberana de reconstrução. É um dos passos fundamentais dessa solidariedade internacional”, escreve ainda Catarina Martins.

O Bloco de Esquerda deverá entregar, esta segunda-feira, um projeto de resolução que recomenda ao Governo que “defenda o cancelamento da dívida externa ucraniana, principal e juros, para garantir o desenvolvimento interno do país durante e após o período de crise profunda e guerra”, avança o jornal Público.

Os deputados do Bloco lembram que a Ucrânia tem uma dívida que “ascende a 125 mil milhões de euros” junto do Fundo Monetário Internacional (FMI), sublinhando que esta dívida está associada a “várias cláusulas de condicionalidade que limitam o poder de decisão do país, servem de justificação para o adiamento da reconstrução de serviço públicos essenciais e promovem políticas de austeridade que em nada servem ao povo ucraniano.

Veja também

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Saiba mais: