A nova ministra dos Negócios Estrangeiros de França iniciou esta segunda-feira uma visita à Ucrânia, para “mostrar solidariedade” com o povo ucraniano “perante a agressão russa”, indicou o Ministério, em comunicado.
Catherine Colonna vai reunir-se com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e com o homólogo, Dmytro Kuleba, “para discutir em particular o bloqueio das exportações de cereais e oleaginosas da Ucrânia, o que levanta riscos reais de insegurança alimentar”, de acordo com o Quai d’Orsay.
A ministra tem prevista ainda uma deslocação a Busha, palco de massacres de civis atribuídos às tropas russas.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Saiba mais:
- Zelensky demite chefe de segurança de Kharkiv
- Ministro das Relações Exteriores da Rússia nega que Putin esteja doente
- SIC na Ucrânia: crianças fazem brincadeiras relativas à guerra
- Guerra na Ucrânia: a primeira vez que Zelensky saiu de Kiev desde o início da invasão
- Os números da guerra: Kiev diz que morreram 30.150 soldados russos