Guerra Rússia-Ucrânia

Cidade de Mariupol pode ser evacuada este domingo, avança Governo ucraniano

No complexo de Azovstal os civis começaram a ser retirados no sábado à noite.

Cidade de Mariupol pode ser evacuada este domingo, avança Governo ucraniano

Depois de muitas tentativas falhadas, o Governo ucraniano diz que existe a possibilidade da cidade mártir de Mariupol ser evacuada este domingo.

Já foram dadas indicações aos moradores para se reunirem num local estratégico de onde vão ser levados até Zaporíjia.

No complexo de Azovstal os civis começaram a ser retirados no sábado à noite. Segundo o Ministério da Defesa russo, cerca de meia centena de pessoas já conseguiram sair.

Os grupos de civis saíram da região através de autocarros e de carros da Cruz Vermelha, que estava a preparar a missão há dias. A retirada pacífica foi possível devido a um cessar-fogo em Mariupol.

“No sábado, após o estabelecimento de um cessar-fogo e da abertura de um corredor humanitário, dois grupos de civis deixaram os prédios residenciais adjacentes ao território da Fábrica Metalúrgica Azovstal”, referiu o Ministério da Defesa russo no Telegram.

Num vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa russo é possível observar uma fila de automóveis e autocarros a movimentar-se no escuro, adornado com a letra “Z”, letra que se tornou o símbolo das forças armadas russas durante a invasão da Ucrânia.

No sábado, soldados ucranianos que guardavam a fábrica de Azovstal indicaram que 20 civis, incluindo crianças, haviam sido retirados, estimando-se que fossem em direção a Zaporijjia, um território controlado pelas forças ucranianas.

Na fábrica de Azovstal há cerca de mil civis refugiados, juntamente com cerca de 2.000 soldados ucranianos que ainda resistem aos bombardeamentos russos, havendo ainda a registar cerca de 500 feridos entre as pessoas que ali estão refugiadas.

Saiba mais