O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, acusa a Ucrânia de estar a propagar informações sobre um “ataque falso” para minar Moscovo. Em causa estão as imagens de cadáveres espalhados pelas ruas de Bucha, uma cidade que esteve várias semanas sob domínio das forças russas.
Lavrov afirma que o cenário onde se vê os corpos foi “encenado” e que a versão falsa, difundida pela Ucrânia, tem sido espalhada pelas redes sociais dos países ocidentais, cita a agência TASS – uma das maior agência de notícias russa.
Este domingo, as autoridades ucranianas anunciaram o início de uma investigação sobre os possíveis crimes de guerra perpetuados pela Rússia na cidade de Bucha, localizada a noroeste de Kiev. Depois da retirada russa, foram encontrados no local centenas de civis mortos.
O Chefe da diplomacia pediu ainda ao Reino Unido – país que detém atualmente a presidência do Conselho de Segurança da ONU – que cumpra as suas responsabilidades. Este pedido surge no seguimento da ONU ter rejeitado o pedido da Rússia para realizar uma reunião sobre Bucha.
Veja também
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Rússia convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Bucha
- Pelo menos sete mortos e 34 feridos em ataque russo em Kharkiv
- Zelensky anuncia que Ocidente vai impor mais sanções à Rússia e faz convite a Merkel e Sarkozy
- Líderes mundiais exigem investigação ao massacre em Bucha
- “Destroços e corpos de soldados russos” ao longo da estrada da morte
- Irpin, a imagem do inferno
- Ucrânia afirma que recuperou o controlo de toda a região de Kiev
- Odessa volta a ser alvo de bombardeamentos
- Moscovo nega que tropas russas tenham matado civis em Bucha