Guerra Rússia-Ucrânia

Colunas russas aproximam-se cinco quilómetros de Kiev

A Rússia mantém a capital ucraniana como alvo número um da invasão da Ucrânia.

Colunas russas aproximam-se cinco quilómetros de Kiev

Nas últimas 24 horas, indicam os satélites ocidentais, as colunas de Moscovo reposicionaram-se nos acessos à capital ucraniana e avançaram já cinco quilómetros. Houve bombardeamentos e combates nos arredores.

As imagens são da Rádio Free Europe, financiada pelos Estados Unidos, e mostram as tropas ucranianas em ação.

Alegadamente, os soldados avançam sobre as posições russas, a escassas dezenas de quilómetros de Kiev. O objetivo é a conquista de uma povoação ocupada pelas forças russas.

Às imagens vitoriosas de resistência, Moscovo contrapõe com o vídeo de uma coluna blindada em movimento, numa das múltiplas estradas de acesso a Kiev.

As últimas imagens satélite da Maxar, a empresa de tecnologia espacial, parceira de dezenas de governos, confirmam o reposicionamento das unidades russas. Estarão a aproximar-se da capital ucraniana em colunas mais pequenas e menos vulneráveis.

Nos Estados Unidos, o Pentágono garante que o avanço russo foi já de cinco quilómetros nas últimas 24 horas.

A norte e a oeste da capital ucraniana, houve combates e bombardeamentos nas últimas horas. Nas imediações do aeroporto internacional, em Baryshivka, pelo menos seis pessoas ficaram feridas num raide da aviação russa que atingiu uma zona residencial.

A 70 quilómetros, Kiev é uma capital fortificada e de onde continua a fugir gente todos os dias, tendo perdido metade da população nas últimas duas semanas. Os que ficam mantêm-se unidos contra a ameaça de um ataque russo.