O Presidente da Ucrânia considera que começou uma fase de terror em que as forças russas querem eliminar todas as autoridades ucranianas, incluindo as locais, e voltou a acusar as tropas de Putin de desrespeitarem os corredores humanitários.
Apesar disso, Volodymyr Zelensky anunciou que na sexta-feira foram retirados 7.144 civis das cidades ucranianas de Enerhodar, Bucha, Hostomel e Kozarovychi, ainda assim um número inferior àquele registado nos últimos dois dias.
Zelensky acusa a Rússia de impedir a retirada de civis da cidade de Mariupol e anunciou que a Ucrânia vai voltar a tentar entregar comida e medicamentos este sábado à cidade.
“É doloroso informar que Mariupol continua bloqueada pelo inimigo. As tropas russas impediram que a nossa ajuda humanitária chegasse à cidade e continuam a torturar os nossos habitantes de Mariupol. Amanhã [sábado] tentaremos novamente. Voltaremos a enviar comida, água e medicamentos para a nossa cidade”, afirmou Zelensky.
Na mesma declaração, o Presidente da Ucrânia informou que o autarca de Melitopol foi raptado pelas tropas russas.
“Eles [forças russas] optaram por uma nova fase de terror, em que estão a tentar eliminar fisicamente os representantes das autoridades regionais legítimas da Ucrânia”.