Guerra Rússia-Ucrânia

Conselheiro do Governo diz que russos assassinaram autarca de Motyzhyn e família

A vila nos arredores de Kiev foi recuperada pelos ucranianos depois da retirada dos militares russos.

Conselheiro do Governo diz que russos assassinaram autarca de Motyzhyn e família

A autarca de Motyzhyn e a sua família terão sido assassinados pelos militares russos e enterrados numa vala comum. A informação é avançada pelo conselheiro do Ministério do Interior, depois da região ter voltado ao domínio da Ucrânia.

“Havia ocupantes russos aqui. Eles torturaram e assassinaram a família toda da autarca da vila”, diz Anton Herashchnko, cintado pela Reuters. Aponta para o local onde se veem parcialmente os corpos na terra e identifica-os como sendo a autarca Olha Sukhenko, o marido Ihor e o filho Oleksandr.

O conselheiro do Ministério do Interior diz que as forças russas “suspeitaram que eles estavam a colaborar” com os militares ucranianos. “Esta escumalha torturou, massacrou e matou a família inteira”, acrescenta.

O jornalistas da Reuters que esteve em Motyzyn, uma localidade nos arredores de Kiev, reporta ter visto cadáveres numa floresta perto de uma quinta destruída. Viu ainda uma pessoa enterrada com fita adesiva na cabeça e um outro que apresentava marcas de ter sido preso.

A versão apresentada por Herashchnk não pode, até ao momento, ser verificada. As forças ucranianas têm vindo a recuperar o domínio de várias cidades, à medida que decorre a retirada dos russos. Têm mostrado aos jornalistas a destruição dos edifícios e veículos, assim como os cadáveres dos civis.

No entanto, a Rússia recusa as acusações, afirmando que se trata de “encenações” criadas pela Ucrânia. Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo afirmou, esta segunda-feira, que as fotografias da cidade de Bucha mostram um “ataque falso” que tem como objetivo minar Moscovo.

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Saiba mais: