Vários corredores humanitários estão este sábado abertos na Ucrânia, incluindo desde a cidade costeira de Mariupol, de acordo com a vice-primeira-ministra ucraniana.
Iryna Vereshchuk disse ainda esperar que a Rússia cumpra o cessar-fogo para permitir a retirada de civis.
Citada pela agência Reuters, a vice-primeira-ministra afirmou que a Ucrânia planeia retirar civis de várias cidades e vilas das regiões de Kiev e Sumy, assim como de outras áreas onde decorrem combates.
“Espero que este dia corra bem, que todas as rotas planeadas estejam abertas e que a Rússia cumpra as suas obrigações para garantir o cessar-fogo”, declarou.
Para este sábado, estão previstos 14 percursos de retirada de civis.
Esta semana, as tentativas de corredores humanitários para os residentes de Mariupol falharam várias vezes.
- Rússia volta a violar cessar-fogo em corredores humanitários
- Guerra na Ucrânia: dos seis corredores humanitários negociados, só funcionaram dois
Nesta altura, os corredores mais utilizados são os que vão dar a Kiev. A capital da Ucrânia está a receber
os ucranianos que fogem do Sul, junto às regiões separatistas, e que não querem ficar no Norte, junto à Bielorrússia.
Saiba mais:
- Guerra na Ucrânia: amanhecer com sirenes de ataque aéreo em várias cidades e nova tentativa de evacuação de Mariupol
- Começou “nova fase de terror”: Zelensky diz que forças russas querem eliminar autoridades ucranianas
- Putin afirma que há “mudanças positivas” nas negociações com a Ucrânia
- Presidentes russo e bielorrusso acordam apoio mútuo para lidar com sanções
- Criança de 11 anos que fugiu da guerra sozinha diz que a esperança que sente “vem da mãe”