O secretário-geral da ONU, António Guterres, chegou esta quarta-feira ao final do dia a Kiev, onde deu uma conferência de imprensa aos jornalistas portugueses. Revelou que a retirada de civis da fábrica de Azovstal podia acontecer já esta sexta-feira, disse que queria ser um “mensageiro da paz e arranjar soluções” e reconheceu que não conseguia convencer Putin a acabar com a guerra.
Guterres disse que estão a decorrer negociações entre as Nações Unidas, a Cruz Vermelha, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo e as autoridades ucranianas para decidir como vai decorrer a retirada de civis da fábrica Azovstal, em Mariupol, acordada com Putin.
Afirmou que Putin garantiu um “acordo de princípio” para a abertura de corredores humanitários para retirar civis da fábrica, onde continuam escondidas centenas de pessoas.
Retirada de civis da fábrica Azovstal pode acontecer já sexta-feira
“O objetivo é retirar civis da fábrica na sexta-feira”, disse, mas reconheceu que ainda é necessário criar as condições para isso ser feito já no final da semana.
Guterres afirmou que se trata de uma “operação complexa” e “delicada”: “Não se tratam de pessoas que estão em suas casas ou sítios públicos. Tratam-se de pessoas que estão dentro de uma fortaleza subterrânea, em condições dramáticas.”
“Disse a Putin que consideramos que houve uma invasão”
Sobre o encontro com Putin, o secretário-geral da ONU revelou que disse em Moscovo que esta “era uma invasão da Ucrânia pela Federação Russa”.
“Disse que esta invasão era contrária às cartas das Nações Unidas, que violava a integridade territorial da Ucrânia e que a guerra tinha de acabar o mais rápido possível.”
Guterres considerou que a conversa “séria” com o Presidente russo foi “muito importante” e disse que a “hipótese nuclear tem de ser impensável”.
“Tenho a humildade de perceber que não consigo convencer o Presidente Putin”
Ainda sobre o encontro com Putin, Guterres reconheceu que “nunca são sempre atingidos os objetivos” e falou sobre as tentativas de outros líderes mundiais em convencer o Presidente russo para acabar com a guerra.
“Tenho a humildade de entender que posso dar um contributo. Mas também tenho a humildade de perceber que não consigo chegar a uma sala e convencer o Presidente Putin de tudo aquilo que eu acredito (….) Sei que não consigo convencer totalmente Putin.”
Afirmou ainda que tem acompanhado as negociações e que quer ser um “mensageiro da paz”.
“Espero que um dia a paz regresse a estas terras (…) Quero ser um mensageiro da paz e arranjar soluções.”
A visita de Guterres à Ucrânia
A visita do secretário-geral da ONU à Ucrânia inclui uma reunião com o Presidente Zelensky, depois de na terça-feira se ter reunido com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov.
Em Moscovo, Guterres disse que ia como mensageiro da paz com a missão de salvar vidas. Apelou a um cessar-fogo urgente e à abertura de corredores humanitários seguros e efetivos.
Saiba mais:
- Guterres chega esta tarde a Kiev, Rússia corta fornecimento de gás à Polónia e à Bulgária
- Ucrânia diz que explosões ouvidas nas províncias russas junto à fronteira são “karma”
- Corte de gás à Polónia e à Bulgária: Putin avança com ações que “podem ter consequências concretas para o espaço NATO”
- Transnístria pede à Moldávia e à Ucrânia que “preservem a paz”
- Visita de Guterres a Moscovo foi “inútil e não teve qualquer tipo de resultado”
- Pior erro da UE seria não abrir a porta aos ucranianos após pedido de adesão, diz presidente do Parlamento Europeu