Guerra Rússia-Ucrânia

Diretor-Geral da agência do nuclear da ONU está na Ucrânia

Objetivo é dar início imediato ao “apoio de segurança e proteção” das instalações nucleares ucranianas

Diretor-Geral da agência do nuclear da ONU está na Ucrânia

A agência para o nuclear da ONU indicou esta terça-feira que o seu diretor-geral chegou à Ucrânia, onde discutirá com responsáveis do Governo a disponibilização de “assistência técnica urgente” para garantir a segurança das instalações nucleares do país.

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) indicou que o objetivo de Rafael Grossi é dar início imediato ao “apoio de segurança e proteção” das instalações nucleares ucranianas, o que incluirá o envio de especialistas da agência para os “locais prioritários” e de material vital “de segurança e proteção”, incluindo equipamento de vigilância e de emergência.

Adiantou que Grossi se deslocará esta semana a uma das centrais nucleares da Ucrânia, mas não precisou qual.

A Ucrânia tem 15 reatores nucleares e quatro centrais nucleares ativas, além da central desativada de Chernobil, palco do desastre nuclear de 1986. As forças russas controlam Chernobil e a maior central nuclear da Europa, em Zaporijia.

“O conflito militar coloca as centrais nucleares da Ucrânia e outras instalações com material radioativo num perigo sem precedentes”, disse Grossi num comunicado.

“Já se esteve várias vezes por um triz. Não podemos perder mais tempo”, adiantou o diretor-geral da AIEA.

ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS DA GUERRA NA UCRÂNIA

ESPECIAL SOBRE CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

SAIBA MAIS