Um incêndio num edifício residencial de quinze andares, no bairro de Svyatoshinsky, em Kiev, fez pelo menos dois mortos. 27 pessoas foram retiradas com vida do prédio. A capital ucraniana esteve sob intenso ataque esta madrugada. A informação é avançada pelos serviços de urgência ucranianos.
“Dois corpos sem vida foram encontrados no local”, avançam os socorristas através da rede social Facebook.
Na sequência dos ataques russos durante a noite e madrugada, foram registados vários incêndios em Kiev: um edifício de nove andares esteve em chamas até perto das 05:30 (hora local, 03:30 em Lisboa) e um incêndio num prédio de 10 andares destruiu vários apartamentos, tendo uma pessoa sido transportada para o hospital.
As explosões destruíram janelas dos prédios atingidos e dos vizinhos. Durante a manhã vários habitantes atiravam destroços dos prédios devastados.
As forças russas estão a tentar rodear a capital ucraniana. A presença militar e os confrontos tem sido intensos na zona norte e noroeste de Kiev. Durante a noite e madrugada desta terça-feira, foram sentidas fortes explosões no centro da cidade.
Mais de metade da população de Kiev – inicialmente com cerca de três milhões de habitantes – abandonou a capital desde o início do conflito. A Rússia avançou com uma ofensiva militar na Ucrânia a 24 de fevereiro.
Conflito Rússia-Ucrânia
Saiba mais:
- 20.º dia de guerra na Ucrânia: ponto de situação
- Militares russos e guardas ucranianos controlam centrais de Chernobyl e Zaporizhzhia
- Ouvidas “fortes explosões” no centro de Kiev
- Guerra entre Rússia e Ucrânia “deverá acabar em maio”
- Negociações estão a “correr bem”, diz Presidente da Ucrânia
- EUA avisam China sobre sanções caso ajude Rússia na invasão à Ucrânia
- França vendeu à Rússia material de guerra depois da ocupação da Crimeia
- Manifestante interrompe noticiário na Rússia com mensagem contra guerra na Ucrânia