Severodonetsk vive uma verdadeira batalha urbana com um grande número de baixas nos dois lados do conflito entre Rússia e Ucrânia. É, pelo menos, o relato dos serviços de inteligência britânicos.
No lado norte de Severodonetsk, avistam-se os combates na vizinha Lysychansk. Nas ruas desertas e nos edifícios, agora sob controlo de Moscovo, estão as marcas dos combates relatados pela população à agência russa RIA Novosti.
É na zona industrial e nos arredores de Severodonetsk que se concentra a resistência ucraniana. E é nesta fábrica de químicos que estarão também centenas de civis abrigados. Os separatistas pró-russos da autoproclamada República Popular de Luhansk garantiram este sábado que estão a negociar uma saída segura para estes habitantes. Em toda a cidade, estarão encurraladas cerca de 10 mil pessoas.
Os serviços de inteligência britânicos dizem que os combates urbanos continuam ferozes, ainda que com poucas alterações no terreno. As baixas são elevadas de ambos os lados.
Pelas rotas e meios disponíveis, há ainda quem tente escapar ao conflito. Mesmo que tenha adiado o mais possível a saída de casa.
Trezentas pessoas partiram neste comboio depois de escaparem de várias localidades na região de Donetsk. Uma delas é Sloviansk onde as forças armadas ucranianas acreditam que o inimigo está a preparar uma nova ofensiva.
ESPECIAL CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
- Exército russo diz ter destruído local de “supostos mercenários” estrangeiros em Kharkov
- Zelensky pede mais armas ocidentais para travar ofensiva russa no Donbass
- Rússia garante resposta “proporcional” a aumento das forças da NATO na Polónia
- Ursula von der Leyen em Kiev para falar sobre integração europeia