A Presidente da Comissão Europeia afirmou esta sexta-feira que o objetivo do embargo ao petróleo russo é de cortar o financiamento da guerra. Ursula Von der Leyen lembrou que exportação de petróleo e de produtos derivados do petróleo “são uma das principais fontes de receitas do Kremlin”.
“Queremos estancar essa fonte de receitas para prejudicar o máximo possível o Kremlin. Ao mesmo tempo, queremos poupar o máximo a nossa economia”, disse.
A proposta da Comissão Europeia que prevê um embargo progressivo ao petróleo russo foi apresentada na quarta-feira por Ursula von der Leyen. A medida faz parte do sexto pacote de sanções, que terá ainda de ser aprovado por unanimidade pelos 27. No entanto, continua a ter a oposição da Hungria e da Eslováquia.
A UE está a procurar garantir suprimentos alternativos à energia russa, dando prioridade às importações globais de gás natural liquefeito de países como Argélia, Qatar e Estados Unidos.
Na semana passada, a Rússia cortou o gás natural à Bulgária e à Polónia, na sequência de uma exigência de garantia de pagamento em rublos.