Guerra Rússia-Ucrânia

Emissão especial: Portugal garante apoio de 250 milhões de euros à Ucrânia e Costa anuncia convite de Zelensky a Marcelo para visitar Kiev

Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia e veja em direto a emissão da SIC Notícias.

Emissão especial: Portugal garante apoio de 250 milhões de euros à Ucrânia e Costa anuncia convite de Zelensky a Marcelo para visitar Kiev

O primeiro-ministro está, este sábado, na Ucrânia. Depois de desembarcar na Estação Central de Kiev, por volta das 08:30, seguiu para Irpin, nos arredores da capital.

Ao final da manhã, reuniu-se com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Garantiu que Portugal está disponível “para patrocinar uma zona geográfica” ou para ajudar na reconstrução de escolas e jardins de infância. Portugal vai também dar apoio técnico à Ucrânia para o processo de adesão à União Europeia, adiantou Costa. Já Zelensky pediu “mais apoio em armamento”, implorando por veículos blindados.

Em junho, estará em Lisboa o chefe de gabinete adjunto do Presidente Volodymyr Zelensky, para desenvolver esse programa de cooperação.

O primeiro-ministro português anunciou um apoio de 250 milhões de euros à Ucrânia, que vai ser distruído ao longo de quatro anos.

Marcelo Rebelo de Sousa foi também convidado pelo Presidente ucraniano a visitar Kiev. O anúncio do convite foi feito por António Costa, na Embaixada portuguesa na capital da Ucrânia.

O chefe do Governo português esteve acompanhado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e pelo embaixador de Portugal na Ucrânia, António Alves Machado. António Costa foi convidado no dia 4 de maio pelo homólogo ucraniano numa reunião por videoconferência.