O comentador da SIC Germano Almeida diz que a guerra na Ucrânia está para durar e acredita que os ataques ucranianos a depósitos de combustível na Rússia mostram a capacidade de resistência de Kiev.
A Rússia quer o gás pago em rublos a partir de hoje, mas é uma decisão que “é mais simbólica”, é para “gestão interna de Putin na Rússia.
“O bloqueio não é um risco sério porque não é do interesse de ambas as partes que ele exista: a Rússia continua a precisar de vender gás (…) e os países europeus não estão em condições de cortar essa compra – não é por acaso que deixaram de fora das sanções a parte do gás, considera o comentador da SIC.
Helicópteros ucranianos lançam ataque sobre depósito de combustível em Belgorod, na Rússia
A Rússia acusa a Ucrânia de realizar esta sexta-feira um ataque de helicóptero a um “depósito de combustível” na cidade russa que fica a cerca de 40 quilómetros da fronteira ucraniana.
“Esta é uma guerra que está para durar. É uma guerra de longa duração (…) Os ucranianos querem salvar a pele, os russos não querem perder a face. Os dois lados têm vontade e interesse em continuar a lutar”, conclui o comentador da SIC.
CONFLITO UCRÂNIA – RÚSSIA
SAIBA MAIS
- Ucrânia: Zelensky demite dois generais por deslealdade
- Ucrânia: Rússia abre corredor humanitário para retirar civis em Mariupol
- Invasão da Ucrânia: Trudeau contra a presença da Rússia na cimeira do G20
- Rússia transfere controlo de Chernobyl para autoridades ucranianas
- Pagar gás em rublos: EUA dizem que medida é sinal de “desespero”