Guerra Rússia-Ucrânia

Estados Unidos apoiam possível candidatura da Finlândia e Suécia à NATO

Porta-voz da Casa Branca evitou defender abertamente a ideia de uma eventual entrada na NATO e disse que se referia apenas à possibilidade de se candidatarem.

Estados Unidos apoiam possível candidatura da Finlândia e Suécia à NATO

Os Estados Unidos garantiram na quinta-feira que apoiam a possibilidade de a Suécia e a Finlândia aderirem à NATO, assegurando que a sua inclusão na Aliança Atlântica iria contribuir para a segurança dos norte-americanos.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, expressou-se desta forma na sua conferência de imprensa, embora tenha evitado defender abertamente a ideia de uma eventual entrada na NATO daqueles países nórdicos e disse que se referia apenas à possibilidade de se candidatarem.

“Os Estados Unidos apoiariam um pedido de adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, se assim o desejarem. Respeitaremos qualquer decisão que tomarem”, afirmou Psaki.

A porta-voz da Administração Biden acrescentou que ambos os países são “aliados de defesa próximos e valiosos” dos Estados Unidos, e que o fortalecimento da Aliança Atlântica é do interesse de Washington.

“Se eles decidirem juntar-se a nós, é algo que deve dar tranquilidade ao povo americano em relação aos nossos próprios interesses de segurança”, acrescentou Jen Psaki.

Saiba mais

Veja também