Os Estados Unidos vão procurar a “suspensão” da Rússia do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de dezenas de cadáveres de civis terem sido encontrados na cidade ucraniana de Bucha, anunciou esta segunda-feira a embaixadora norte-americana na ONU.
“Não podemos permitir que participe do Conselho de Direitos Humanos da ONU um estado-membro que está a minar todos os princípios que são importantes para nós”, disse a embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, na rede social Twitter.
A diplomata dirigiu-se aos 140 países que “já votaram para condenar” a invasão russa da Ucrânia: “as imagens de Bucha e a devastação em toda a Ucrânia obrigam-nos a falar agora”.
“Em estreita coordenação com a Ucrânia e outros estados-membros e parceiros da ONU, os Estados Unidos trabalharão para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU“, acrescentou Linda Thomas-Greenfield, atualmente em visita à Roménia.
“A Rússia não pode usar o seu assento no Conselho como uma ferramenta de propaganda para sugerir que tem uma preocupação legítima com os direitos humanos”, acrescentou.
Dezenas de civis mortos foram encontrados em Bucha, uma cidade a 60 quilómetros de Kiev, espalhados na rua, nalguns casos com as mãos amarradas nas costas e atirados em valas comuns, tendo as autoridades ucranianas e os seus aliados acusado os soldados russos de terem cometido esses crimes.
Moscovo rejeitou em absoluto qualquer responsabilidade e disse que foi feita uma encenação por Kiev.
Algumas imagens foram mostradas depois de as autoridades terem admitido estarem a fazer vídeos para documentar provas dos alegados crimes de guerra, provocando uma condenação internacional quase unânime.
O conselheiro do Presidente ucraniano Oleksiy Arestovych considerou as imagens como uma “cena de um filme de terror”, referindo que algumas pessoas estavam amarradas e baleadas na cabeça e que os corpos mostravam sinais de tortura, existindo ainda relatos de violações.
Saiba mais
- Massacres em Bucha: “Um mal intenso visitou a nossa terra”, avisa Zelensky
- Massacre em Bucha: Zelensky esteve no local onde dezenas de civis foram mortos
- “A cara estava mutilada e o corpo gelado”: os relatos dos sobreviventes em Bucha
- Massacre em Bucha: comunidade internacional condena ataque e ameaça com mais sanções contra Rússia
- Iniciativa Liberal propõe voto de condenação ao “brutal massacre” de Bucha
- Civis mortos em Bucha: Lavrov acusa a Ucrânia de encenar “ataque falso”