As autoridades ucranianas dizem que é urgente retirar de Mariupol mais de 100 mil pessoas.
Esta emergência já foi sentida pelo Ocidente. O Presidente francês, Emmanuel Macron, pretende envolver a Grécia e a Turquia como países de saída para os que continuam na cidade mais massacrada desta guerra.
Macron afirmou que as “equipas do Eliseu (a Presidência francesa)” falaram esta sexta-feira com o presidente da câmara de Mariupol, uma “cidade de mais de 400.000 habitantes que atualmente tem apenas 150.000” a viver “em circunstâncias dramáticas”.
“Vamos, em conjunto com a Turquia e a Grécia, lançar uma operação humanitária para retirar todas aquelas e aqueles que desejarem sair de Mariupol”, declarou Macron no final de uma cimeira europeia em Bruxelas, precisando que terá uma reunião sobre esse assunto com o Presidente russo, Vladimir Putin, “dentro de 48 a 72 horas”.
“Espero poder envolver o maior número possível de intervenientes nesta operação”, prosseguiu o Presidente francês, assegurando que estará “em condições” de realizar essa evacuação “nos próximos dias”.