Guerra Rússia-Ucrânia

França vai endurecer sanções contra a Rússia e reforçar apoio de defesa à Ucrânia

Decisões foram tomadas no Conselho de Defesa e Segurança.

França vai endurecer sanções contra a Rússia e reforçar apoio de defesa à Ucrânia

França decidiu este sábado endurecer as sanções contra a Rússia e reforçar o apoio à Ucrânia em equipamentos de defesa na sequência do conflito entre os dois países do leste europeu.

As decisões foram tomadas no Conselho de Defesa e Segurança, que se reuniu sob convocação do Presidente francês, Emmanuel Macron.

No plano militar, França comprometeu-se a fazer uma “entrega adicional de equipamentos de defesa às autoridades ucranianas e apoio em combustível”, referiu uma nota da Presidência, sem precisar o tipo de armamento que será dado.

O reforço das sanções à Rússia visa, nomeadamente, o acesso à plataforma interbancária Swift e os bens financeiros de personalidades russas.

Algumas das novas sanções serão tomadas pela França em coordenação com outros países da União Europeia.

França decidiu também, em sede do Conselho de Defesa e Segurança, adotar medidas contra “a propaganda” russa sobre a guerra na Ucrânia.

O Presidente francês falou este sábado ao telefone com o homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko, sobre “a posição e o papel da Bielorrússia no conflito”, indicou Minsk.

Segundo um comunicado da Presidência bielorrussa, Lukashenko disse que o seu país, aliado da Rússia, estava disposto a acolher “conversações de paz”.