Esta segunda-feira marca o quinto dia da ofensiva russa na Ucrânia. Fontes oficiais da Rússia e da Ucrânia divulgaram hoje números relativos às suas operações militares. Moscovo e Kiev têm divulgado números díspares em relação ao conflito.
O que diz a Rússia?
Igor Konashenkov, porta-voz do ministro da Defesa russo, afirmou que deste o início da ofensiva, as forças russas atingiram já 1.114 infraestruturas militares ucranianas, incluindo 31 postos de comando e centros de comunicação, destruíram 314 tanques e outros veículos militares e fizeram 57 lançamentos de rockets.
A Rússia não revela, ainda assim, números relativos a baixas. Dizem apenas que o número é muito inferior ao de baixas sofridas pelas forças armadas ucranianas.
O que diz a Ucrânia?
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que pelo menos 4.500 soldados russos foram mortos. O Ministério da Defesa ucraniano garante que já são mais de 5.000. Numa publicação nas redes sociais, oficiais ucranianos revelam que cerca de 5.300 militares russos já foram mortos.
A Ucrânia diz ainda que foram destruídos 191 tanques russos, 29 caças, 29 helicópteros e 816 veículos blindados.
E as vítimas desta guerra?
A ONU anunciou esta segunda-feira ter registado 102 civis ucranianos mortos, incluindo sete crianças, e 304 feridos desde o início da invasão russa da Ucrânia, mas alertou que os números reais “são consideravelmente” maiores.
O Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados dá conta de cerca de 422 mil deslocados para países vizinhos e mais de 100 mil dentro da Ucrânia.
SAIBA MAIS