A violinista ucraniana Vera Lytovchenko deu que falar em março, quando mostrou ao mundo o concerto que deu numa cave transformada em abrigo, em Kharkiv, uma das cidades mais afetadas pela guerra.
Agora, juntou-se a mais de 200 artistas musicais, de vários países, para fazerem o vídeo “The Brave Ones” (Os Corajosos, na tradução).
Com imagens da destruição causada pela guerra e atuações dos artistas, o vídeo tem como objetivo angariar dinheiro para ajudar os músicos na Ucrânia. Já foram angariados quase 19 mil euros.
Depois de ter ficado sem janelas no seu apartamento devido a uma explosão, Vera começou a tocar na cave. É lá que ouve as sirenes a tocar constantemente e as explosões na cidade.
Em entrevista à agência Associated Press, relata que raramente sai de casa. Só para comprar comida e tratar dos gatos que os vizinhos tiveram de deixar para trás quando fugiram.
Quando a guerra começou, teve dúvidas sobre a música. Pensou que, para parar a guerra, eram precisos médicos e políticos.
Mas depois viu como a música podia ajudar as pessoas. Com a música conseguiu angariar fundos e dizer ao mundo o que estava a acontecer na Ucrânia.
“E sei que os ajuda. Vi caras, lágrimas e sorrisos”, confessou. “Agora, eu sei que a minha profissão também pode ajudar”.
A violinista promete continuar a tocar e recusa-se a sair de Kharkiv.
Saiba mais:
- Ucrânia: caravana da ONU deverá chegar hoje a Azovstal, militares ucranianos recusam render-se
- Rússia não vai usar armas nucleares, afirma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo
- Amnistia Internacional diz que tropas russas cometeram crimes de guerra
- Guerra na Ucrânia também se faz com desinformação: as diferenças nos discursos de Kiev e Moscovo
- O “trauma” de quem sai de Azovstal descrito pelo porta-voz da ONU na Ucrânia
- Militares ucranianos na fábrica de Azovstal recusam render-se
- Mais de 500 civis retirados de Azovstal, Mariupol e arredores