Guerra Rússia-Ucrânia

Guerra na Ucrânia: a SIC num dos bairros atacados com mísseis proibidos internacionalmente

Reportagem dos enviados da SIC à Ucrânia Nuno Pereira e José Silva.

Guerra na Ucrânia: a SIC num dos bairros atacados com mísseis proibidos internacionalmente

Mykolaiv continua sob fortes bombardeamentos. Muitos dos locais atingidos são zonas residências com mísseis de fragmentação, proibidos internacionalmente. São mísseis para matar pessoas, como testemunharam os enviados da SIC à Ucrânia José Silva e o Nuno Pereira.

Uma enorme explosão aconteceu às 23:50, num bairro residencial a noite do centro de Mykolaiv, onde a SIC esteve.

Há buracos dos fragmentos por todo o lado: nas paredes, nas portas. Um dos invólucros de fragmentos explodiu a dois metros do carro de Yuri. A lateral ficou cravejada de estilhaços.

“Como é que consigo descrever o sentimento de ter medo? Quando vemos os clarões durante a noite, quando ouvimos as explosões ao lado das nossas janelas, só esperamos que esteja a acontecer longe, mas é mesmo em frente das nossas casas”, afirma o residente à SIC.

Esta população segura-se às suas crenças e convicções. Oleksandr faz questão de mostrar o que fez com que ninguém tivesse morrido neste bairro durante a explosão:

“Este é a figura do Santo Nicolau que protege a nossa cidade. Salvou-nos! Salvou este pequeno estabelecimento, a nossa população e a nossa região (…). Sentimo-nos muito mais seguros com ele”.

Duas explosões atingiram os telhados e outras duas as fachadas dos prédios, conta Yuri. Foi uma bomba de fragmentação.

“Foi muito assustador. Acho que até agora foi o mais assustador que assistimos desde o início desta guerra. Fomos atingidos por várias explosões de um lado e do outro. Aqui em baixo ardeu a maior loja de construção que tínhamos, era uma loja muito boa. Também uma casa num dos prédios pegou fogo e ouviram-se muitas explosões”, conta.

O parque de skates onde a SIC esteve foi feito com dinheiro de donativos da população do bairro. Agora está cravado de trincheiras para defender a cidade, se os russos aqui chegarem pelo chão. Todos os dias já enviam mísseis proibidos internacionalmente.

Os mísseis de fragmentação já mataram mais de 80 pessoas em Mykolaiv.

Saiba mais:

Especial conflito Rússia-Ucrânia