Guerra Rússia-Ucrânia

Guerra na Ucrânia: a visita surpresa do primeiro-ministro britânico a Kiev

Depois de Macron, Scholz e Draghi, hoje foi a vez de Johnson.

Guerra na Ucrânia: a visita surpresa do primeiro-ministro britânico a Kiev

Loading...

Depois da visita dos três líderes europeus, esta sexta-feira, o primeiro-ministro britânico está em Kiev. Uma fotografia do encontro com o presidente ucraniano foi partilhada no Twitter. Boris Johnson assinou um acordo para treino militar de soldados ucranianos.

Na legenda da imagem, partilhada na página oficial na rede social do primeiro-ministro Boris Johnson, lê-se que: “É bom estar em Kiev outra vez”.

O Presidente ucraniano diz estar “encantado por ver novamente um grande amigo” da Ucrânia, através de uma mensagem divulgada no Telegram.

Durante uma conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico ofereceu-se para lançar um importante programa de formação para as forças ucranianas, que “poderia treinar até 10 mil tropas a cada 120 dias”.

“A minha visita hoje, em plena guerra, tem a ver com a transmissão de uma mensagem clara e simples ao povo da Ucrânia: o Reino Unido está convosco e estará convosco até ganharem“, afirma Boris Johnson.

Em Kiev, o primeiro-ministro britânico adianta que “todas as provas” apontam que as forças russas “sofrem pesadas baixas” na Ucrânia. Reforça, ainda que o Reino Unido vai continuar a ajudar em termos militares e com o envio de novos equipamentos.

Este encontro ocorre um dia depois de o Presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e o Presidente romeno, Klaus Iohannis, terem reunido também em Kiev com Zelensky.

Boris Johnson esteve na capital ucraniana, também numa visita surpresa, no início de abril.

Conflito Rússia-Ucrânia