Aviso: imagens violentas
De toda a Ucrânia continuam a chegar relatos de atrocidades e crimes de guerra cometidos pelas tropas russas. Os últimos foram recolhidos pelos enviados da Sky News, a televisão britânica parceira da SIC.
Os jornalistas da televisão britânica estiveram em Boghdanivka, a norte de Kiev, onde falaram com Alexsandr, que não quis ser identificado por ter medo que os russos regressem.
O ucraniano escondeu as roupas que vestia na noite que os russos o atacaram e está a guardá-las agora como provas de crimes de guerra.
Mostrou umas calças manchadas de sangue e com um buraco, no sítio onde lhe espetaram um prego no joelho. Mostrou também o pano usado para lhe atarem as mãos trás das costas.
“Um soldado colocou as minhas mãos sobre a mesa e bateu-lhes três vezes com o cabo da metralhadora. O meu braço ficou todo torcido e partiu-se”, disse à Sky News, que relata as cicatrizes no rosto de Alexsandr, onde foi queimado com cigarros.
Saiba mais:
- Ao centésimo dia de guerra, Zelensky promete ao povo ucraniano: “A vitória será nossa”
- 100 dias de guerra na Ucrânia: cronologia dos principais acontecimentos
- Guerra na Ucrânia: Cerca de 800 pessoas refugiam-se nos túneis de uma fábrica em Severodonetsk
- “Temos de estar preparados a longo prazo”: o aviso do secretário-geral da NATO sobre a guerra na Ucrânia
- Ucrânia: “O mais provável é que esta guerra se vá estender ainda por muito tempo”