Para além do Donbass, a Rússia continua a atacar os arredores da cidade de Kharkiv, a segunda maior do país. Enquanto isso, o Presidente Vladimir Putin sugeriu uma comparação com o czar russo Pedro, O Grande.
A autoproclamada República de Donetsk, apenas reconhecida pela Rússia, condenou à morte três cidadãos estrangeiros que se renderam às forças separatistas pró-russas por terrorismo, tentativa de tomar o poder pela força e atividades mercenários. Dois são britânicos, o terceiro tem nacionalidade marroquina. Lutavam pela Ucrânia até serem capturados.
A defesa vai tentar tudo para reverter a situação. A nível político os dois britânicos apelaram a uma troca de prisioneiros. O Governo de Boris Johnson já considerou que este um julgamento é de fachada e exige que os cidadãos britânicos sejam tratados como prisioneiros de guerra de acordo com a convenção de Genebra.
Em São Petersburgo, Vladimir Putin aproveitou os 350 anos do nascimento do Czar Pedro, o Grande, para compara o momento atual ao histórico expansionismo russo.
A ofensiva russa parece ter regressado aos ataques de longa distância a Kharkiv. Os mais recentes alvos foram um supermercado, um café e uma biblioteca escolar. Os ataques causaram três mortos e cinco feridos, todos civis.
A sul Odessa procura manter-se fora da guerra: para manter a costa segura e evitar desembarques anfíbios, as praias vão ter de permanecer minadas. Depois de dois anos de pandemia, é a guerra que impede o regresso do turismo e de qualquer réstia de vida normal a Odessa.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
SAIBA MAIS:
- UE envia para a Ucrânia mais 205 milhões de euros em ajuda humanitária
- “Encorajar uma paz má na Ucrânia seria encorajar Putin”, alerta Boris Johnson
- Rússia realiza exercícios com grande arsenal de guerra no Mar Báltico
- Guerra na Ucrânia pode atrasar e até levar a derrapagens na execução do PRR, admite Marcelo
- ONU pede plano urgente para transporte de 20 milhões de toneladas de cereais retidos na Ucrânia
- Guerra na Ucrânia: mais de sete milhões de pessoas tiveram de abandonar o país
- Zelensky pede que a Rússia seja excluída da FAO
- Da cimeira da NATO deve resultar um “sinal claro e contundente”, afirma o Governo espanhol
- Ucrânia: Separatistas pró-russos iniciam batalha por Sloviansk