Guerra Rússia-Ucrânia

Guerra na Ucrânia: autarca de Severodonetsk acusa Moscovo de bombardear complexo de Azot

Foram também registados bombardeamentos da artilharia russa na cidade de Lysychansk.

Guerra na Ucrânia: autarca de Severodonetsk acusa Moscovo de bombardear complexo de Azot

A Rússia reforçou este fim de semana a ofensiva sobre as cidades que ainda não foram conquistadas no leste da Ucrânia. Severodonetsk e Lysychansk sofrem bombardeamentos intensos. As duas cidades irmãs são palco de ferozes batalhas urbanas entre forças russas e ucranianas.

No interior de Severodonetsk, as forças ucranianas combatem casa a casa para tentar travar a conquista total da cidade pelas tropas de Moscovo. Mas, com dois terços de Severodonetsk já ocupados pelos russos, o autarca reconhece que a situação é complicada.

Oleksandr Stryuk acusa Moscovo de bombardear o complexo petroquímico de Azot – situado na zona industrial e que é atualmente o último bastião da resistência, abrigando também centenas de civis. Os separatistas pró-russos, que controlam já vastas áreas de Lugansk e da vizinha Donetsk desde 2014, desmentem o bombardeamento à fábrica de Azot.

Na outra margem do rio Donets, agravou-se também a situação em Lysychansk e foram registados bombardeamentos da artilharia russa. Entre a população que permanece em Lysychansk, há crianças e bebés, testemunha o jornalista.

No território praticamente controlado pela Rússia da região mineira e mais industrializada da Ucrânia, houve ordem expressa do Kremlin para celebrar este domingo um dos mais importantes feriados russos: o Dia da Rússia. Este feriado, que foi festejado nas capitais das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugasnsk, marca o fim da União Soviética e a declaração de soberania russa.

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

SAIBA MAIS: