As forças russas atingiram uma fábrica de produtos químicos em Novoselytsya, perto da cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia, provocando uma fuga de amoníaco, alertaram as autoridads locias que aconselharam a população a refugiar-se em abrigos. O governador da região, Dmytro Zhyvytskyy, que divulgou o primeiro aviso na plataforma Telegram, informou mais tarde que a fuga está controlada. O incidente terá causado ferimentos em pelo menos um funcionário da fábrica.
Um depósito de cerca de 50 toneladas do gás foi danificado pelo ataque, criando uma nuvem de amoniaco, como se pode ver no vídeo divulgado pela autoridades.
A fuga de amoníaco nas instalações da empresa Sumykhimprom terá afetado uma área de 2,5 quilómetros à volta da fábrica de fertilizantes. Para se protegerem de eventuais danos, os habitantes da zona são aconselhados a usar máscara.
O amoníaco é um gás muito corrosivo, é invisível no ar, mas tem um cheiro desagradável e, em altas concentrações, é irritante e corrosivo. Pode causar dor e queimaduras nas vias aéreas e lesões nos olhos. No entanto, é mais leve que o ar, portanto não permanece no solo, como acontece com outros gases perigosos.
SAIBA MAIS
- 26.º dia de guerra na Ucrânia: ponto de situação
- EUA descartam “inflexão” russa no conflito por utilização de mísseis hipersónicos
- Turquia diz que Rússia e Ucrânia estão perto de um acordo
- Ucrânia diz que tropas russas estão a perder força