O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou esta terça-feira que a invasão russa da Ucrânia é “pior” do que esperava, acrescentando que a Europa está a assistir ao “desenrolar de um desastre”.
“É claro que Vladimir Putin está preparado para usar táticas bárbaras e indiscriminadas contra civis inocentes”, disse, num discurso na capital polaca, que visita esta terça-feira.
No mesmo discurso, Boris Johnson assegurou que os países ocidentais estão preparados para intensificar as sanções contra a Rússia “durante o tempo necessário”, como retaliação pela invasão da Ucrânia.
“Vladimir Putin subestimou a unidade e a determinação do Ocidente e do resto do mundo. E vamos manter a pressão económica (…) É evidente que já está a ter um efeito dramático. Estamos prontos para intensificar e continuar o tempo que for necessário”, disse o líder conservador.
O primeiro-ministro britânico deixou também a garantia de apoio humanitário à Polónia.
“Estou completamente convencido – mais do que nunca – e enquanto o conflito progride, que Putin vai perder. Vamos proteger e preservar a soberania, independência e democracia da Ucrânia”, concluiu.