Guerra Rússia-Ucrânia

Guerra na Ucrânia deverá provocar até sete milhões de refugiados 

Já está a ser apelidado como um dos êxodos mais rápidos dos últimos 40 anos. 

Guerra na Ucrânia deverá provocar até sete milhões de refugiados 

Nos últimos dias têm chegado milhares de pessoas à Polónia e à Roménia e já começaram a formar-se os primeiros campos de refugiados. De acordo com a ONU, um milhão de pessoas já saíram da Ucrânia desde o início da invasão.  

Os efeitos da invasão ordenada por Vladimir Putin já provocaram aquilo a que a Agência das Nações Unidas para os refugiados chamou um dos êxodos mais rápidos dos últimos 40 anos. 

Em apenas sete dias, um milhão de pessoas já abandonaram a Ucrânia desde o início da guerra e a expectativa é que campos de refugiados aumentem consideravelmente de dia para dia, já que se espera que até sete milhões de pessoas atravessem a fronteira nas próximas semanas.  

A maioria dos refugiados vindos da Ucrânia chegou a países da União Europeia como a Roménia, Eslováquia, Hungria e Polónia, onde existe uma grande comunidade ucraniana. Para os que não têm familiares no país, foram improvisados alguns centros de acolhimento. 

A ajuda da comunidade internacional e de cidadãos de todo o mundo tem sido fundamental para apoiar com mantimentos os que se mantêm perto da fronteira, ainda sem alternativas, à espera do fim da guerra na Ucrânia.