Guerra Rússia-Ucrânia

Guerra na Ucrânia: ginasta russo investigado por usar alegado símbolo de guerra 

O russo subiu ao pódio atrás do rival ucraniano, que conquistou a medalha de ouro.

Guerra na Ucrânia: ginasta russo investigado por usar alegado símbolo de guerra 

O ginasta russo Ivan Kuliak está a ser investigado por ter utilizado um alegado símbolo de guerra – um “Z” – no seu maiô quando subiu ao pódio do Mundial de Ginástica Artística, no Qatar, no sábado, ao lado do rival ucraniano. 

A Federação Internacional de Ginástica informou que abriu um inquérito disciplinar contra o atleta pelo seu “comportamento chocante”.  

Depois de ter conquistado uma medalha de bronze na competição, Ivan Kuliak colou a letra “Z” no seu maiô, na zona do peito, antes de subir ao pódio ao lado do rival ucraniano, Illia Kovtun, que conquistou uma medalha de ouro na mesma prova. 

A letra “Z” tem sido vista nas laterais de alguns veículos militares russos na Ucrânia. A explicação mais provável espelha uma tentativa de evitar “fogo amigo”, ou seja, agressões de outros meios russos – ou aliados, como é o caso de armas bielorrussas.  

Desta forma, o símbolo significa que o tanque não será confundido com veículos ucranianos ou de outras forças aliadas, que, muitas vezes, são semelhantes aos que chegam da Rússia.  

No entanto, outra explicação poderá ser a de que os veículos que possuam este símbolo sejam aqueles que se apresentam prontos para atacar.