O ginasta russo Ivan Kuliak está a ser investigado por ter utilizado um alegado símbolo de guerra – um “Z” – no seu maiô quando subiu ao pódio do Mundial de Ginástica Artística, no Qatar, no sábado, ao lado do rival ucraniano.
A Federação Internacional de Ginástica informou que abriu um inquérito disciplinar contra o atleta pelo seu “comportamento chocante”.
Depois de ter conquistado uma medalha de bronze na competição, Ivan Kuliak colou a letra “Z” no seu maiô, na zona do peito, antes de subir ao pódio ao lado do rival ucraniano, Illia Kovtun, que conquistou uma medalha de ouro na mesma prova.
Russian gymnast Ivan Kuliak wearing the “Z” pro-invasion symbol on his shirt while sharing a podium with a Ukrainian rival on Saturday.
— Megha Mohan (@meghamohan) March 6, 2022
Kuliak finished third – behind winner Ukraine’s Illia Kovtun in the parallel bars at a World Cup event in Doha. pic.twitter.com/evtG1iEBgq
A letra “Z” tem sido vista nas laterais de alguns veículos militares russos na Ucrânia. A explicação mais provável espelha uma tentativa de evitar “fogo amigo”, ou seja, agressões de outros meios russos – ou aliados, como é o caso de armas bielorrussas.
Desta forma, o símbolo significa que o tanque não será confundido com veículos ucranianos ou de outras forças aliadas, que, muitas vezes, são semelhantes aos que chegam da Rússia.
No entanto, outra explicação poderá ser a de que os veículos que possuam este símbolo sejam aqueles que se apresentam prontos para atacar.

