O Presidente ucraniano, Volodymy Zelensky, garante que pelo menos mil civis estavam no centro comercial na cidade de Kremenchuk quando ocorreu o ataque. Confirmados estão dois mortos e 20 feridos, nove dos quais em estado grave.
Nas redes sociais foi partilhado pelo conselheiro do ministro ucraniano dos Assuntos Internos um vídeo de uma pessoa que estava no interior do centro comercial e que conseguiu sair do local já completamente destruído e em chamas.
⚡️We are alive: video of people trying to escape from a shopping mall in #Kremenchuk pic.twitter.com/YOk9LKUnCz
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) June 27, 2022
O Presidente Zelensky anunciou ao mundo, através da sua página no Facebook, que a cidade de Kremenchuk, na região de Poltava, foi esta segunda-feira alvo “dos invasores [russos que] atingiram o shopping com mísseis, onde havia mais de mil civis”.
Zelensky acompanhou este texto com um vídeo em que se vê algumas pessoas num parque de estacionamento ao ar livre a olhar para um edifício em chamas e muito fumo.
Vários meios foram mobilizados para o local para o combate às chamas, mas o Presidente da Ucrânia já admite vítimas: “É impossível para já imaginar o número de vítimas“.
Zelensky escreve ainda que trata-se de um local que não representa nenhum “perigo” e que “não tem qualquer valor estratégico [para os russos]”, vincando que as pessoas só tentavam ali, no centro comercial , fazer a sua “vida normal, o que deixa os invasores furiosos”.
Entretanto, através do Twitter, o conselheiro do ministro ucraniano dos Assuntos Internos partilhou números avançados pelo ‘vice’ do gabinete de Zelensky, Kyrylo Tymoshenko, que confirma pelo menos duas vítimas mortais e 20 feridos, dos quais nove em estado grave.
⚡️There are currently 20 injured in #Kremenchuk, 9 of them in serious condition. It has already been confirmed that 2 people have died. The rescue operation continues, said Kyrylo Tymoshenko
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) June 27, 2022
We need weapons to protect ourselves and modern air defense systems. #ArmUkraineNow pic.twitter.com/q6J2I2zRku
No local, populares ajudam os operacionais no socorro às vítimas.
The local residents are helping the medics to provide first aid to the victims of the missile attack on the #Kremenchuk shopping centre. pic.twitter.com/My1Cs8uGVz
— NEXTA (@nexta_tv) June 27, 2022
Em atualização