O Presidente Volodymyr Zelensky diz que a batalha no leste da Ucrânia é decisiva para o futuro do Donbass. Moscovo reivindica já o controlo quase total da cidade de Severodonetsk, assim como do resto da região mineira e mais industrializada do país.
Da colina mais alta, a poucos quilómetros de Severodonetsk, avistam-se as colunas de fumo e sinais de combates e bombardeamentos intensos no interior da cidade. Com barragens contínuas de artilharia, as forças russas estarão prestes a conquistar totalmente a última grande cidade da região de Lugansk.
No Twitter, circula o desespero do autarca: 10 mil civis encurralados em combates casa a casa na zona da resistência, já confinada apenas à zona industrial. Zelensky considera que está em causa o futuro do Donbass.
Também na vizinha região de Donetsk, Moscovo reivindica o controlo de mais de metade da província. O desespero é o mesmo e o governador pede já mais armas ao Ocidente.
A Rússia continua a anunciar diariamente novas conquistas e vitórias militares na região do Donbass. As últimas imagens divulgadas pelos canais russos revelam a destruição provocada pelos bombardeamentos das últimas semanas. Popasna é agora uma cidade-fantasma controlada pelas forças russas.
Noutro local não especificado, Moscovo garante ainda que iniciou as operações de remoção de escombros e de explosivos para tornar de novo habitáveis as áreas que controla no leste da Ucrânia.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
SAIBA MAIS:
- UE envia para a Ucrânia mais 205 milhões de euros em ajuda humanitária
- “Encorajar uma paz má na Ucrânia seria encorajar Putin”, alerta Boris Johnson
- Rússia realiza exercícios com grande arsenal de guerra no Mar Báltico
- Guerra na Ucrânia pode atrasar e até levar a derrapagens na execução do PRR, admite Marcelo
- ONU pede plano urgente para transporte de 20 milhões de toneladas de cereais retidos na Ucrânia
- Guerra na Ucrânia: mais de sete milhões de pessoas tiveram de abandonar o país
- Zelensky pede que a Rússia seja excluída da FAO
- Da cimeira da NATO deve resultar um “sinal claro e contundente”, afirma o Governo espanhol
- Ucrânia: Separatistas pró-russos iniciam batalha por Sloviansk