Em Irpin já está em marcha a árdua tarefa de reconstrução. Depois da retirada das tropas russas das áreas em redor de Kiev, muitos habitantes estão a regressar a casa ou ao que restou delas.
Há pouco mais de uma semana, a procuradora-geral da Ucrânia confirmava os indícios de crimes de guerra, incluindo tortura e execução sumária de civis pelas tropas invasoras.
Centenas de corpos foram alvo de perícias forenses e vão engrossar a longa lista de atrocidades atribuídas às forças de Putin.
Irpin é uma das localidades onde o exército ucraniano resistiu aos ataques russos e travou o avanço dos invasores até à capital, que fica a apenas 21 quilómetros.
Recebeu o título de cidade heroica e faz parte do sombrio roteiro de políticos estrangeiros a quem Kiev quer mostrar o nível de devastação.
Saiba mais
- Guerra na Ucrânia: há dezenas de novas sepulturas na cidade de Irpin
- A ajuda da Cruz Vermelha às 130 mil pessoas que vivem sem água e eletricidade há mais de um mês em Irpin
- Irpin, a imagem do inferno
- As primeiras imagens de Irpin, a cidade ucraniana reduzida a escombros
- Irpin: a destruição “de uma cidade onde viviam 60 mil pessoas e hoje só restam 3.500”