No encontro deste sábado com o Presidente da Ucrânia, Boris Johnson destacou a coragem do povo ucraniano comparando-a a um leão.
“Nas últimas semanas, o mundo encontrou novos heróis e esses heróis são os cidadãos da Ucrânia. Estive aqui há umas semanas, noutra sala, penso que no seu palácio. As informações dos serviços secretos que tivemos sugeriram que os russos acreditavam que a Ucrânia podia ser engolida numa questão de dias. E que Kiev cairia numa questão de horas às mãos do seu exército. E tão errados que estavam. Penso que os ucranianos mostraram a coragem de um leão. O Volodymyr rugiu como esse leão”, afirma o primeiro-ministro britânico.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reuniu-se com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky em Kiev, numa visita à capital ucraniana que não foi divulgada previamente.
Boris Johnson é o primeiro líder de um país do G7 – grupo que reúne as maiores economias mundiais – a visitar a Ucrânia desde o início da invasão russa, que começou a 24 de fevereiro.
Saiba mais:
- Ucrânia: dois quadros da coleção “Morozov” exposta em Paris retidos devido a sanções
- Reino Unido oferece 120 blindados e mísseis antinavio e antitanque à Ucrânia
- Estaremos a assistir a um genocídio na Ucrânia? Saiba em que situações se aplica o conceito
- Vice-primeiro-ministro da Ucrânia diz que alegados criminosos de guerra foram identificados
- Já terão morrido 176 crianças na Ucrânia desde o início da invasão da Rússia
- Campanha internacional angariou mais de 10 mil milhões de euros para apoiar a Ucrânia
- Rússia aprova acordo com a Venezuela para exploração do espaço
- Bombardeamentos russos já destruíram 21 hospitais na Ucrânia