Desde o início do conflito na Ucrânia, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) concedeu 31.543 pedidos de proteção temporária a cidadãos ucranianos e a cidadãos estrangeiros que residem naquele país. Destes 11.024 são menores.
O SEF atualizou, esta segunda-feira, a informação sobre os pedidos de proteção de cidadãos ucranianos a Portugal. No total, já foram concedidos 31.543 pedidos e “os municípios com o maior número de pedidos continuam a ser Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Albufeira“.
Relativamente a menores, “representam 11.024 do total de 31.543 pedidos de proteção temporária”. O SEF especifica que comunicou ao Ministério Público “433 menores que se apresentaram na presença de outra pessoa que não o seu progenitor ou representante legal comprovado, sem perigo atual ou iminente”, e 14 à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) por não estarem “acompanhados e/ou na presença de outra pessoa que não o seu progenitor ou representante legal comprovado, em perigo atual ou iminente”.
“Quanto a certificados de concessão de autorização de residência ao abrigo do regime de proteção temporária, contendo números de utente de saúde, de segurança social e de identificação fiscal atribuídos pelas respetivas entidades, o SEF já emitiu 19.320”, lê-se no comunicado enviado às redações.
Informa ainda o SEF que, “durante o processo de atribuição destes números, os cidadãos podem fazer a consulta dos números que, entretanto, vão sendo atribuídos, na sua área reservada na plataforma digital.
Veja também
Saiba mais
- Zelensky afirma ter recebido promessas de ajuda financeira imediata e ao longo de vários anos para reconstruir a Ucrânia
- “Não há locais totalmente seguros em Kharkiv”, avisa autarca da cidade
- Fábrica de pneus e unidade militar atingidas por mísseis russos no ataque a Lviv
- Kremlin avisa que “há tempo” para países “hostis” pagarem gás russo em rublos
- Ucrânia já completou questionário de candidatura à União Europeia
- Ataques aéreos em 108 áreas de concentração de pessoal e equipamento militar ucraniano
- Motoristas ameaçados, mais de 200 quilómetros e 20 “checkpoints”: as viagens pelo corredor humanitário que liga Zaporíjia e Mariupol
- Rússia estima que sanções possam afetar 200 mil empregos em Moscovo
- Corredores humanitários na Ucrânia continuam fechados por falta de segurança
- Pedro Sánchez anuncia reabertura da embaixada espanhola em Kiev
- Autoridades de Lugansk anunciam início de ofensiva russa no leste da Ucrânia
- Pelo menos seis mortos e oito feridos em Lviv após ataque com cinco mísseis
- Compreender o conflito (LI): quem financia a reconstrução do pós-guerra?
- Os números da guerra: mais de 200 crianças morreram durante o conflito na Ucrânia