As Forças Armadas russas reivindicaram esta segunda-feira a destruição de sistemas de mísseis de defesa aérea fornecidos pelo Ocidente à Ucrânia, além de instalações militares no leste e sul do país.
No balanço diário sobre a guerra iniciada há 47 dias, o porta-voz do Ministério da Defesa russo, general Igor Konashenkov, disse que os militares utilizaram mísseis de cruzeiro Kalibr lançados do mar para destruir quatro lançadores de mísseis S-300 na periferia sul da cidade de Dnipro, no domingo.
Konashenkov referiu que a Ucrânia recebeu os sistemas de defesa aérea de um país europeu, que não identificou. A alegação de Konashenkov não pôde ser verificada de forma independente, segundo a agência de notícias norte-americana Associated Press (AP).
Na semana passada, a Eslováquia disse ter entregado sistemas S-300 de conceção soviética à Ucrânia, que pediu ao Ocidente que lhe desse mais armas, incluindo sistemas de defesa aérea de longo alcance.
Numa declaração divulgada no domingo, o gabinete do primeiro-ministro eslovaco, Eduard Heger, qualificou como desinformação a notícia de que os russos tinham destruído o sistema S-300 entregue pelo país à Ucrânia.
#Slovakia categorically denies #Russian propaganda, that S-300 defence system in #Ukraine was destroyed. It’s a #hoax. Officially confirmed by 🇺🇦.
— Eduard Heger (@eduardheger) April 10, 2022
Não ficou claro se ambos os lados se estão a referir ao mesmo ataque aéreo, dado que os russos visaram sistemas de defesa antimísseis em três locais diferentes nos últimos dias.
No briefing à imprensa, o general Konashenkov anunciou que mísseis de alta precisão lançados perto da cidade de Velyka Novosilka, na região de Donetsk, destruíram uma base de reparação de armas e equipamento militar das forças de defesa aérea ucranianas durante a noite.
Konashenkov disse também que ataques de alta precisão nas áreas das localidades de Vozdvyzhenka e Ivanovka, na mesma região, eliminaram nove tanques, cinco canhões autopropulsores 2S3 Acacia e cinco sistemas de foguete de lançamento múltiplo BM-21 Grad, segundo a agência espanhola EFE.
Os sistemas russos de defesa aérea também terão abatido dois aviões Su-25 ucranianos no ar perto da cidade de Izium, na região de Kharkov, controlada por tropas russas, o que é fundamental para o seu avanço em direção às fronteiras administrativas controladas pelo exército ucraniano no Donbass. Na mesma região da Ucrânia oriental, as forças russas destruíram três drones (aeronaves não tripuladas).
No sul, a Rússia disse ter eliminado um veículo não tripulado, dois depósitos de munições, um radar para iluminação e orientação do sistema de mísseis antiaéreos S-300, e um helicóptero militar Mi-24.
Veja também
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Previsões económicas do Banco Mundial para a Ucrânia “são muito sombrias”
- Autoridades ucranianas denunciam roubo e destruição de equipamentos em Chernobyl
- Lituânia vai treinar exército ucraniano no uso de armas ocidentais
- Estados Unidos advertem para historial de brutalidade do novo responsável russo pela guerra
- “Ucranianos estão em desvantagem, mas há algo pelo qual vale a pena lutar e estão dispostos a pagar esse preço”
- Kiev diz que Rússia já deu início à ofensiva final contra o Donbass
- Número de mortos em Borodyanka pode ser superior ao do massacre em Bucha
- Chanceler austríaco reúne-se com Putin esta segunda-feira em Moscovo