Guerra Rússia-Ucrânia

Guterres vai a Moscovo falar com Putin e depois vai a Kiev encontrar-se com Zelensky

No mesmo dia em que António Guterres estará em Moscovo, os EUA e outros 20 países (incluindo Portugal) vão discutir novos apoios à Ucrânia.

Esta terça-feira, António Guterres vai procurar em Moscovo um caminho para a paz num encontro com Vladimir Putin. Dois dias depois, está prevista uma ida a Kiev para se reunir com Zelensky.

A viagem do secretário-geral das Nações Unidos acontece numa altura em que se agrava o impasse nas negociações de paz. De acordo com uma alta patente do exército russo, citada pela agência de notícias estatal, Moscovo quer controlar o sul da Ucrânia para ligar o Donbass a uma região separatista pró-russa na fronteira da Moldávia.

No mesmo dia em que António Guterres estará em Moscovo com Putin, os Estados Unidos reúnem na Alemanha dezenas de ministros da Defesa para avaliarem novos apoios à Ucrânia.

Portugal será um dos presentes na reunião que juntará na próxima terça-feira os Estados Unidos e outros 20 países, na base militar norte-americana em Ramstein, na Alemanha.

Fonte da Defesa Nacional disse hoje à agência Lusa que “Portugal irá estar presente com uma delegação de alto nível” do ministério, com elementos presencialmente, e a ministra Helena Carreiras participará por videoconferência.