O governo húngaro reiterou esta terça-feira que não cooperará no envio de armas à Ucrânia e continuará a rejeitar quaisquer sanções da União Europeia sobre a compra de gás russo, porque não quer pôr os húngaros a “pagar” pela guerra.
“A segurança energética da Hungria é importante para nós, não vamos fazer a população pagar o preço desta guerra, e é por isso que não participamos das sanções sobre o gás”, disse o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Péter Szijjártó, em Ancara, onde se reuniu com seu homólogo da Turquia, Mevlüt Cavusoglu.
“Para nós, o mais importante é a segurança da Hungria, faremos tudo para evitar que a nossa pátria se envolva na guerra”, afirmou Szijjártó.
O ministro insistiu em manter a política de não enviar armas para ajudar a Ucrânia a repelir a invasão russa e até mesmo a de não permitir que carregamentos de armas para aquele país passem por território húngaro.
“Não queremos que aconteça o mesmo com os territórios onde vivem os húngaros”
Szijártó acredita que a decisão do governo está correta, pois nas proximidades de Kiev os ataques russos destruíram os transportes de armas.
“Não queremos que aconteça o mesmo com os territórios onde vivem os húngaros”, enfatizou, referindo-se claramente aos 150 mil húngaros étnicos que vivem na região ucraniana da Transcarpácia, no oeste do país.
Ainda assim, o ministro disse que o seu país defenderá a integridade territorial e a soberania da Ucrânia.
Szijjártó lembrou ainda que a Hungria permite a entrada de refugiados ucranianos no seu território e que tem enviado importantes carregamentos de ajuda humanitária para a Ucrânia, para os territórios afetados pelos bombardeamentos.
Veja também
Saiba mais:
- Letónia vai proibir compra de gás russo até ao final do ano
- Dinamarca quer deixar de importar gás russo a partir de 2023
- Kremlin avisa que “há tempo” para países “hostis” pagarem gás russo em rublos
- Berlim defende que UE deve proibir importação de gás russo após massacre de civis em Bucha
- Alemanha, França e Reino Unido recusam pagar gás russo em rublos