Imagens captadas por satélite mostram a existência de uma vala comum com perto de 14 metros cavada ao lado de uma igreja, na cidade ucraniana de Bucha. A cidade esteve sob domínio russo durante várias semanas.
A empresa norte-americana Maxar Technologies, que capta e publica imagens de satélites, avança que os primeiros sinais de que estava a ser escavada uma vala comum perto da Igreja foram detetados no dia 10 de março.
“Imagens mais recentes de dia 31 de março mostram o local da vala comum com aproximadamente 45 pés [13,7 metros] de comprimento na secção sudoeste da zona perto da igreja.”
Os jornalistas da Reuters visitaram a cidade, localizada a cerca de 37 quilómetros a noroeste de Kiev, depois da retirada das tropas russas, e encontraram vários corpos de civis espalhados pela rua. Viram ainda uma vala comum que estava ainda aberta, com mãos e pés a saírem da terra.
As forças ucranianas acusam Moscovo de ter realizado um “massacre deliberado” na cidade. Mas a Rússia recusa as acusações e afirma que se trata de uma “provocação” da Ucrânia. O investigador chefe anunciou esta segunda-feira a abertura de um investigação.
Veja também
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Rússia convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Bucha
- Pelo menos sete mortos e 34 feridos em ataque russo em Kharkiv
- Zelensky anuncia que Ocidente vai impor mais sanções à Rússia e faz convite a Merkel e Sarkozy
- Líderes mundiais exigem investigação ao massacre em Bucha
- “Destroços e corpos de soldados russos” ao longo da estrada da morte
- Irpin, a imagem do inferno
- Ucrânia afirma que recuperou o controlo de toda a região de Kiev
- Odessa volta a ser alvo de bombardeamentos
- Moscovo nega que tropas russas tenham matado civis em Bucha