À semelhança das refinarias chinesas que estão a aproveitar o crude russo a desconto nos mercados, a refinaria estatal Indian Oil Corp (IOC) também está a aproveitar a oferta de petróleo russo com preços ao desbarato e comprou à Rosneft 700 mil toneladas de crude dos Urais de portos do Báltico, noticia a Reuters esta sexta-feira, 6 de maio.
Segundo a Reuters, a Rosneft, a petrolífera estatal russa, reservou sete cargueiros com capacidade de 100 mil toneladas cada uma, com carregamentos entre 15 e 31 de maio. Tudo reservado para a IOC.
A aquisição ocorre numa altura em que a refinaria estatal indiana pondera a aquisição da participação de 19,75% detida anteriormente pela BP e da qual a petrolífera britânica teve de se desfazer na sequência das sanções a Moscovo.
Segundo a Reuters, a IOC assinou um contrato em dezembro com a Rosneft de aquisição de até 2 milhões de toneladas de crude dos Urais até ao final de 2022. A agência não conseguiu confirmar se esta compra de maio faz parte deste, ou de um novo acordo.