Guerra Rússia-Ucrânia

Irpin: a cidade a oeste de Kiev que impediu as forças russas de chegar a capital

A destruição da cidade onde foram travadas algumas das mais violentas batalhas de rua.

Irpin: a cidade a oeste de Kiev que impediu as forças russas de chegar a capital

A cidade de Irpin, perto da capital Kiev, também tem sofrido muito com os ataques russos. A população vive dias de terror, sem comida água ou eletricidade. Uma reportagem da Sky News – parceira da SIC.

Esta cidade é o ponto mais próximo que as forças russa estiveram de Kiev. Foi também em Irpin que foram travadas algumas das mais violentas batalhas de rua. Pelas ruas há munições não detonadas espalhadas.

Nos veículos que se veem na rua há bens pessoais de quem tentou fugir. Os corpos das vítimas estão a ser recolhidos e o número real de mortos ainda irá demorar a ser confirmado. Os sobreviventes contam que tiveram de enterrar familiares e amigos nos parques da cidade.

Os combates e bombardeamentos prolongam-se por mais de um mês. Em zonas da cidade, quase não há edifícios que tenham ficado intactos. Os soldados ucranianos continuam em alerta vermelho. As minas e armadilhas que as forças russas podem ter deixado para trás são uma preocupação para as autoridades.

Um grupo de residentes conseguiu resistir aos ataques que atingiram a cidade – naquela que pode ser considerada uma das mais importantes batalhas deste conflito. A solidariedade ucraniana é o que os mantém, enquanto partilham memórias dos ataques do último mês.

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Saiba mais: