Irpin é uma cidade destruída pelo conflito. Depois da retirada das forças militares russas, a equipa de enviados especiais da SIC, Catarina Neves e Odacir Júnior, mostram como ficou a ponte que liga a cidade a Kiev e um armazém de material.
Esta sexta-feira já é possível fazer a estrada de cerca de 30 quilómetros que liga Kiev a Irpin. Antes, as forças ucranianas não garantiam a segurança dos jornalistas, uma vez que ainda havia militares russos na região.
Na ponte que liga a Irpin – e que foi entretanto destruída – ainda permanecem os carros de quem tentou fugir do conflito. É mais de um quilómetro de fila, muitos deles estão queimados e completamente irrecuperáveis.
Também na aldeia de Stoyanka, a sul de Irpin, há vestígios do combate: um armazém ficou completamente destruído por um ataque com um míssil, que ocorreu há cerca de duas semanas. Da estrutura resta muito pouco e o material que estava no interior está completamente destruído.
Apesar da travessia ser já possível, os enviados especiais da SIC relatam que ainda se ouvem tiroteios e bombardeamentos. As autoridades ucranianas alertam ainda que é preciso ter cuidado para a existência de minas na região.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Moscovo aponta segundo ataque ucraniano em solo russo
- Kiev não confirma nem desmente ataque a depósito de combustível na cidade russa de Belgorod
- Retirada de civis de Mariupol suspensa por falta de condições seguras
- UE deplora “contra-sanções” russas dirigidas a funcionários europeus
- Explosões perto dos repórteres da SIC nos arredores de Kiev
- Guerra na Ucrânia: ceticismo sobre as intenções de paz russas
- Mykolaiv, o último escudo de Odessa: o receio de as tropas russas passarem Kherson em direção a sul